- Quando surgiu a WebQuest e com que finalidade?
O conceito de WebQuest foi criado em 1995 e surgiu no âmbito da disciplina "Interdisciplinary Teaching with Technology".
As WebQuests constituem actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, ou seja, trata-se de uma proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa e instrutiva.
- Quem foram os mentores?
Os mentores foram Bernard Dodge e Tom March.
- Quais são os 5 componentes da WebQuest?
Existem 5 componentes a ter em consideração na elaboração de uma WebQuest:
- A Introdução que deve ser apelativa;
- Explicitação das Tarefas a desenvolver;
- O Processo onde são indicadas as fases/etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos/fontes a consultar/analisar;
- A Avaliação onde é mencionada a forma como os alunos serão avaliados;
- A Conclusão onde são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para uma nova pesquisa.
- Quais são os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WebQuest?
Os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge são:
- Redigir o que se leu (contar);
- Compilação de dados;
- Mistério (papel de detective);
- Jornalismo (papel de repórter);
- Criar um produto ou planear uma acção;
- Produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura, ...);
- Criar consenso;
- Persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário, ...);
- Conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc);
- Tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças);
- Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções);
- Tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpreta-los).
Tópicos controversos do ponto de vista social ou ambiental ou que impliquem diferentes perspectivas são adequados para WebQuests segundo Tom March. As tarefas devem ser autênticas e desafiantes, facilitadoras de aprendizagem individual e em grupo.
- Qual é a duração de uma WebQuest?
A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WebQuest depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.
Dodge considera WebQuests de :
- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) - têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreende-la, como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.
- longa duração (são realizadas entre uma semana a um mês em ambiente de sala de aula) - têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário