segunda-feira, 26 de abril de 2010

WebQuest

  • Quando surgiu a WebQuest e com que finalidade?
O conceito de WebQuest foi criado em 1995 e surgiu no âmbito da disciplina "Interdisciplinary Teaching with Technology".
As WebQuests constituem actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, ou seja, trata-se de uma proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa e instrutiva.
  • Quem foram os mentores?
Os mentores foram Bernard Dodge e Tom March.
  • Quais são os 5 componentes da WebQuest?
Existem 5 componentes a ter em consideração na elaboração de uma WebQuest:
  1. A Introdução que deve ser apelativa;
  2. Explicitação das Tarefas a desenvolver;
  3. O Processo onde são indicadas as fases/etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos/fontes a consultar/analisar;
  4. A Avaliação onde é mencionada a forma como os alunos serão avaliados;
  5. A Conclusão onde são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para uma nova pesquisa. 
  • Quais são os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais as mais apropriadas para uma verdadeira WebQuest?
 Os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge são:
  1. Redigir o que se leu (contar);
  2. Compilação de dados;
  3. Mistério (papel de detective);
  4. Jornalismo (papel de repórter);
  5. Criar um produto ou planear uma acção;
  6. Produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura, ...);
  7. Criar consenso;
  8. Persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário, ...);
  9. Conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc);
  10. Tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças);
  11. Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções);
  12. Tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpreta-los).

Tópicos controversos do ponto de vista social ou ambiental ou que impliquem diferentes perspectivas são adequados para WebQuests segundo Tom March. As tarefas devem ser autênticas e desafiantes, facilitadoras de aprendizagem individual e em grupo.

  • Qual é a duração de uma WebQuest?
A duração do trabalho a ser desenvolvido numa WebQuest depende da complexidade do mesmo que, por sua vez, também é condicionada pela faixa etária dos alunos.
Dodge considera WebQuests de :
- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) - têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreende-la,  como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.
- longa duração (são realizadas entre uma semana a um mês em ambiente de sala de aula) - têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento. 

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