segunda-feira, 22 de março de 2010

Analisar um Website

Como analisar um Website?

 
Para fazermos uma análise correcta temos que ter em mente nove dimensões a explorar:

 
1. Identidade:
A identidade de um site integra o nome do site, a finalidade, a autoridade, a data de criação e da última actualização. Tudo isto deve constar na página inicial do site.

 
2. Usabilidade:
A usabilidade traduz-se no facto de ser fácil de usar e fácil de aprender a usar, bem como o grau de satisfação do utilizador (Smith & Mayes, 1996). Nesta dimensão é bom ter em atenção:
  • Estrutura do site;
  • Navegação e orientação no site;
  • Interface.
Um site bem concebido é fácil de usar, tornando-se intuitivo para o utilizador.

 
3. Rapidez de acesso:
Este factor é muito importante e é apontado por vários autores.

 
4. Níveis de interactividade:
Este factor motiva o utilizador a explorar o site. Existem cinco níveis de interactividade:
  • Nível um - o utilizador vê, lê e ouve; clica nas hiperligações para aceder à informação e para navegar no site.
  • Nível dois - o utilizador desloca ou movimenta objectos.
  • Nível três - o utilizador preenche e verifica, obtendo feedback imediato.
  • Nível cinco - o utilizador constrói um texto colaborativamente online.
5. Informação:
A informação envolve o conteúdo disponibilizado, as ajudas ao utilizador e as perguntas frequentes (FAQs), as sugestões e actividades para professores e encarregados de educação explorarem o site com os alunos ou os educandos, respectivamente.
Devemos ter em atenção a "validade" da informação.

 
6. Actividades:
As actividades têm como objectivo principal levar os alunos a conhecerem a informação nele disponível ou outras temáticas complementares em outros sites afins. É importante que as actividades envolvam os alunos na aprendizagem.
Podemos considerar três tipos de actividades:
  1. pesquisa orientada (WebQuests, Caça ao Tesouro, etc.);
  2. jogos;
  3. exercícios com correcção automática.
7. Edição colaborativa online:
As ferramentas colaborativas permitem que vários sujeitos colaborem para um mesmo objectivo. Temos como alguns exemplos os blogs e as ferramentas Wiki.

 
8. Espaço de partilha:
É um espaço em que podem ser disponibilizados os trabalhos realizados pelos alunos ou pelos professores.

 
9. Comunicação:
O site deve proporcionar fóruns de discussão, para que haja um espaço de reflexão que motive os utilizadores a regressarem ao site.
O site deve facilitar a comunicação entre os que o usam, disponibilizando correio electrónico, fórum e chat (áudio e vídeo).

 
Ao fazer a análise destas nove dimensões estaremos prontos para concluir acerca da qualidade e funcionalidade do website.

Sem comentários:

Enviar um comentário