terça-feira, 9 de março de 2010

Jonassen vs PTE

Qual a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) - Computadores como ferramentas cognitivas?

Segundo Jonassen a utilização de computadores funciona como apoio à aprendizagem significativa.
A utilização de aplicações informáticas como ferramentas cognitivas serve para fomentar e promover a qualidade de pensamento diversificado nos alunos.
Para este autor os alunos aprendem pensando de forma significativa, sendo o seu pensamento activado por actividades que podem ser proporcionadas por computadores ou por professores.

A nível do PTE há uma grande preocupação em aumentar o uso da tecnologia no ensino, mas é apenas focada a criação e não existem indicações concretas de como usar essa nova tecnologia.

Um dos poucos pontos que encontrei no PTE que se harmoniza com as ideias de Jonassen está presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro:
"É essencial valorizar e modernizar a escola, criar as condições físicas que favoreçam o sucesso escolar dos alunos e consolidar o papel das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) enquanto ferramenta básica para aprender e ensinar nesta nova era."
Neste ponto podemos ver claramente que a tecnologia deve ser usada para favorecer o sucesso escolar, ou seja, deve ser usada como uma ferramente de apoio conforme defende Jonassen.

Conclusão:

Jonassen preocupa-se com o uso das aplicações informáticas como ferramentas cognitivas para fomentar o pensamento dos alunos.

O PTE está centrado na criação de novos projectos para o uso da tecnologia no ensino. Neste plano não existem indicações nem conselhos de como essa mesma tecnologia deve ser usada.

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